Com mais de 66 milhões de assentos oferecidos, BlaBlaCar completa seis anos no Brasil

05/04/2023

Com mais de 66 milhões de assentos oferecidos, BlaBlaCar completa seis anos no Brasil
Índice de Conteúdo
  1. 2006: o ano da fundação
  2. 2021: retomada gradual do setor e novos hábitos de viagem

A BlaBlaCar, líder global de viagens de longa distância por meio de carpooling, celebra seis anos no Brasil com números expressivos: desde novembro de 2015, quando iniciou suas atividades no País, já ofereceu mais de 66 milhões de assentos para a comunidade nacional de membros e atualmente com mais de 10 milhões de pessoas e 30 mil rotas para deslocamentos intermunicipais em todo o território nacional.

“Ao longo destes seis anos no Brasil, ampliamos de maneira exponencial nossa cobertura, oferecendo cada vez mais opções de transporte acessíveis e seguras. O País é um dos principais mercados da empresa no mundo, e esse foi um dos motivos que nos levaram a lançar, em outubro de 2020, uma plataforma multimodal para os viajantes brasileiros. Com a multimodalidade, é possível reservar assentos em dois modais complementares, carro e ônibus, além de escolher a opção que melhor os atenda”, afirma Frédéric Ollier, vice-presidente Latam da unidade de ônibus da BlaBlaCar.

Atualmente, o marketplace da BlaBlaCar conta com 120 viações parceiras e mais de 12 mil rotas em todo o território nacional. A expectativa é aumentar o alcance para 150 empresas de ônibus até o final deste ano.

O marketplace é, ainda, uma iniciativa que reforça o posicionamento da companhia como aliada na transformação digital das empresas de ônibus no Brasil.

“O comportamento do brasileiro em relação à mobilidade está em constante evolução, acelerada por restrições e cuidados impostos nos meses mais recentes.

A praticidade proporcionada pela multimodalidade será cada vez mais valorizada pelas pessoas, e nos próximos anos trabalharemos para ampliar nossa comunidade de usuários e parceiros, além de ser parte atuante no processo de aceleração e consolidação do hábito de compras online”, ressalta Ollier.

2006: o ano da fundação

Criada na França em 2006 a partir da ideia de transformar os assentos desperdiçados dentro dos carros em uma comunidade de viagens, a BlaBlaCar rapidamente expandiu sua base de condutores e passageiros globalmente e no Brasil.

Em cerca de seis meses após o lançamento no País, a plataforma já tinha mais de 1 milhão de pessoas, e antes de completar quatro anos, atingiu a marca de 5 milhões de usuários. Mundialmente, a empresa conta com 100 milhões de membros.

Desde o início da operação em território nacional, a empresa expandiu equipe e serviços, por meio de ações como o lançamento de um algoritmo para a otimização de caronas próximas, em janeiro de 2018, a expansão do marketing para a Região Nordeste, em dezembro do mesmo ano, e o lançamento do marketplace para a venda de passagens rodoviárias, em outubro de 2020.

2021: retomada gradual do setor e novos hábitos de viagem

O setor de transporte, turismo e viagens, um dos mais impactados pela pandemia, apresenta retomada gradual nos últimos meses.

De janeiro a outubro, a plataforma de carpooling registrou quase 4,7 milhões de assentos confirmados e aproximadamente 11,8 milhões de assentos oferecidos. Desde agosto, a BlaBlaCar registra, em média, entre 40 mil e 50 mil novos usuários por semana – na somatória dos três primeiros trimestres deste ano, foram 1,6 milhão de novos membros na comunidade.

As restrições e orientações sanitárias recentes também refletem diretamente nos hábitos de viagens das pessoas. Destinos mais próximos passaram a ser vistos como alternativas para quem busca formas de lazer sem abrir mão da segurança, e a distância média entre os deslocamentos, que era de 175 quilômetros no final de 2020, caiu para 157 quilômetros em setembro deste ano.

Posts Relacionados

Go up

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Política de Cookies