Com mais de 66 milhões de assentos oferecidos, BlaBlaCar completa seis anos no Brasil
05/04/2023
A BlaBlaCar, líder global de viagens de longa distância por meio de carpooling, celebra seis anos no Brasil com números expressivos: desde novembro de 2015, quando iniciou suas atividades no País, já ofereceu mais de 66 milhões de assentos para a comunidade nacional de membros e atualmente com mais de 10 milhões de pessoas e 30 mil rotas para deslocamentos intermunicipais em todo o território nacional.
“Ao longo destes seis anos no Brasil, ampliamos de maneira exponencial nossa cobertura, oferecendo cada vez mais opções de transporte acessíveis e seguras. O País é um dos principais mercados da empresa no mundo, e esse foi um dos motivos que nos levaram a lançar, em outubro de 2020, uma plataforma multimodal para os viajantes brasileiros. Com a multimodalidade, é possível reservar assentos em dois modais complementares, carro e ônibus, além de escolher a opção que melhor os atenda”, afirma Frédéric Ollier, vice-presidente Latam da unidade de ônibus da BlaBlaCar.
Atualmente, o marketplace da BlaBlaCar conta com 120 viações parceiras e mais de 12 mil rotas em todo o território nacional. A expectativa é aumentar o alcance para 150 empresas de ônibus até o final deste ano.
O marketplace é, ainda, uma iniciativa que reforça o posicionamento da companhia como aliada na transformação digital das empresas de ônibus no Brasil.
“O comportamento do brasileiro em relação à mobilidade está em constante evolução, acelerada por restrições e cuidados impostos nos meses mais recentes.
A praticidade proporcionada pela multimodalidade será cada vez mais valorizada pelas pessoas, e nos próximos anos trabalharemos para ampliar nossa comunidade de usuários e parceiros, além de ser parte atuante no processo de aceleração e consolidação do hábito de compras online”, ressalta Ollier.
2006: o ano da fundação
Criada na França em 2006 a partir da ideia de transformar os assentos desperdiçados dentro dos carros em uma comunidade de viagens, a BlaBlaCar rapidamente expandiu sua base de condutores e passageiros globalmente e no Brasil.
Em cerca de seis meses após o lançamento no País, a plataforma já tinha mais de 1 milhão de pessoas, e antes de completar quatro anos, atingiu a marca de 5 milhões de usuários. Mundialmente, a empresa conta com 100 milhões de membros.
Desde o início da operação em território nacional, a empresa expandiu equipe e serviços, por meio de ações como o lançamento de um algoritmo para a otimização de caronas próximas, em janeiro de 2018, a expansão do marketing para a Região Nordeste, em dezembro do mesmo ano, e o lançamento do marketplace para a venda de passagens rodoviárias, em outubro de 2020.
2021: retomada gradual do setor e novos hábitos de viagem
O setor de transporte, turismo e viagens, um dos mais impactados pela pandemia, apresenta retomada gradual nos últimos meses.
De janeiro a outubro, a plataforma de carpooling registrou quase 4,7 milhões de assentos confirmados e aproximadamente 11,8 milhões de assentos oferecidos. Desde agosto, a BlaBlaCar registra, em média, entre 40 mil e 50 mil novos usuários por semana – na somatória dos três primeiros trimestres deste ano, foram 1,6 milhão de novos membros na comunidade.
As restrições e orientações sanitárias recentes também refletem diretamente nos hábitos de viagens das pessoas. Destinos mais próximos passaram a ser vistos como alternativas para quem busca formas de lazer sem abrir mão da segurança, e a distância média entre os deslocamentos, que era de 175 quilômetros no final de 2020, caiu para 157 quilômetros em setembro deste ano.
Posts Relacionados